Marcas Postais de Cabo Verde


...

Esta página de filatelia tem por objectivo divulgar a Marcofilia de Cabo Verde (1877-1974), área pouco divulgada e com poucas obras de referência. Depois de ter comprado o livro " Marcas Postales de Cabo Verde-1877-1940, de Félix G. Guillamón, 2009" aproveitei para estudar um pouco a marcofilia destas ilhas, os interessados pela obra podem entrar em contacto com o CFP.

Para indicar a data mais antiga , o autor do livro adoptou a terminologia inglesa: ERD (earliest registered date) e LRD (lastest registered date). Quanto ao grau de raridade temos:

  1. (ext) extremamente raro
  2. (RR) muito raro
  3. (R) raro
  4. (S) escasso
  5. (C) comum

Algumas marcas divulgadas, na obra citada, estão incompletas (Ilha do Sal, e ilha de Stº Antão) e outras com legendas erradas (S. TIAGO e não S. THIAGO, Correio do Tarrafal e não correio de Tarrafal). As correcções dos desenhos (photoshop) das marcas serão divulgadas na página da ilha a que pertençam. As imagens dos inteiros postais, selos e marcas são parte da minha colecção, sempre que não sejam terão uma legenda com informação adicional.


Cabo Verde é um país insular africano, arquipélago de origem vulcânica, constituído por dez ilhas. Está localizado no Oceano Atlântico, a 640 km a oeste de Dakar, Senegal. Foi descoberto em 1460 por Diogo Gomes ao serviço da coroa portuguesa, que encontrou as ilhas desabitadas e aparentemente sem indícios de anterior presença humana. Foi colónia de Portugal desde o século XV até à sua independência em 1975. A capital de Cabo Verde é a cidade da Praia na Ilha de Santiago que, juntamente com o Mindelo, na Ilha de São Vicente, são as duas principais cidades do País.

_______________________________________________

(1) Guillamón, Félix (2009).Marcas Postales de Cabo Verde-1877-1940, Málaga.